ACREDITAR

Um diário de alguém que descobriu recentemente que é seropositivo, mas vai acreditar até ao fim que o milagre vai acontecer. Se pelo caminho ajudar a uma só pessoa a evitar ser contaminado ou a suportar melhor o seu convívio com o HIV-SIDA, já vale a pena escrever um pouco da minha história de vida, compartilhar pensamentos, alegrias e sentimentos. Só tenho a certeza de que a esperança é a última a morrer.

sábado, 23 de dezembro de 2006

NATAL: CELEBRAÇÃO DE VIDA?


Há acontecimentos que mudam a vida das pessoas. Mais do que isso, mudam a forma como se olha a vida, a sua existência terrena e os outros. Nesta época natalícia que se transformou, ironicamente, no período anual de maior hipocrisia e fingimento da humanidade é natural falar-se de amor, caridade, solidariedade. Isto, em traços largos quer dizer, nas nossas sociedades: presentes de natal, consumo, sorrisos e desejos de boas festas e distribuição de esmolas ou refeições aos mais necessitados.
Os meus natais não têm fugido muito a esta máquina infernal de materialismo que o período natalício exacerba até ao endividamento para dar presentes e vestir e comer de acordo com o estatuto social que temos ou que queremos que os outros pensem que temos.
Pouco a pouco os meus valores estão a alterar-se, lamento que seja o facto de ser seropositivo que tenha desencadeado essa alteração. Hoje as pessoas parecem-me mais importantes que antes. Procurar oferecer, apenas para parecer bem, deixou de fazer parte dos meus planos. Este ano não há presentes hipócritas: há presentes para quem se gosta, sem pensar em retribuições ou se é politicamente correcto ou não. Fazer o que me dá gozo e não o que parece bem é outra atitude que estou a desenvolver. Não me apetece gastar o meu tempo e dinheiro a cumprir obrigações desnecessárias. O meu tempo deve ser gasto de forma mais útil. A vida pode não vir a ser muito meiga comigo por isso tenho que pensar como uso o tempo livre. Já me bastam as obrigações profissionais. Valorizar as pequenas coisas, o momento, um sorriso, um olhar, tudo isso ganhou um novo estatuto nos últimos tempos. Olhar para os outros com olhos de ver, não com a indiferença dos interesses e das relações seria uma verdadeira mudança estrutural na forma como a sociedade encara o Natal. Mas parece que, para tal aconteça, é necessário que cada mortal sofra na sua vida pessoal um acontecimento de tal forma relevante capaz de mudar os seus valores e a forma de olhar o mundo.

Votos de um grande Natal. Esta época é, por excelência, de celebração da vida, não de ostentação.

1 Comentários:

Blogger Serpositivo disse...

Lála disse...
Quero deixar-te uma palavra de agradecimento pelo serviço que estás a prestar,sinto que és um ser humano forte e que vais conseguir superar esta fase menos boa,continua a enfrentar esta nova realidade e melhores dias virão,um obrigada sentido e um Feliz Natal para ti e para os que amas.Força !!Conta com as minhas visitas e apoio.

11:35 PM


Vitor disse...
nem mais nem menos... nao acrescento nada mais as tuas palavras.

um grand beijo e um optimo natal

5:58 PM


Life disse...
Ola!!! Vim at� c� desejar-te um optimo natal! Um abra�o todo natalicio para ti! :)
Um momento feliz que perdure para sempre!

10:04 PM


João Baptista disse...
Infelizmente a prenda que gostaria de te ofereçer neste Natal não está ao meu alcançe e nem tem preço.

Era a tua saude...

12:12 PM

18 de fevereiro de 2007 às 00:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

  • AIDS PORTUGAL
  • LIGA PORTUGUESA CONTRA A SIDA
  • COORDENAÇÃO NACIONAL PARA A INFECÇÃO HIV/SIDA
  • AIDS PORTUGAL
  • ONU SIDA
  • HIV MEDICINE INDICE
  • DIARIO HIV VIDA
  • O BLOG DO GAT
  • ACREDITAR